COACHING
Coaching é um processo sistematizado de desenvolvimento e potencialização de competências profissionais e pessoais com foco em um estado ou objetivo almejado, num processo com inicio, meio e fim, pautado no comprometimento entre ambos - o Profissional habilitado (Coach) que conduz o processo e o Indivíduo (Coachee) - em uma parceria sinérgica e dinâmica, que visa aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, ampliando seus resultados positivos. Uma metodologia desenvolvida com validação cientifica e, por este motivo, deve ser conduzida por profissionais habilitados com formação comprovada em instituições renomadas e reconhecidas.
O estado almejado pode ser o desenvolvimento de uma carreira ou aptidões para um cargo ou promoção profissional, um concurso público, empreender o próprio negócio, otimização de resultados e performances, e até mesmo questões individuais como insegurança pessoal e profissional, desenvolvimento de características de liderança, planejamento e controle financeiro, relacionamentos interpessoais, e questões relacionadas a saúde e bem estar. Ou seja, aplicações para a vida.
O Coach é o apoiador, motivador, estrategista em todo o processo, uma trajetória a qual percorrem juntos. Mas quem atinge o objetivo, a meta desejada, atravessa a ponte, é o Coachee.
Em resumo, Coaching é FOCO + PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO + AÇÃO + MELHORIA CONTINUA + COMPROMETIMENTO PESSOAL = RESULTADOS.
O universo do Coaching é extenso por ser uma metodologia flexível, permitindo diversas aplicações, seja no âmbito pessoal, profissional ou empresarial, por abranger diversas técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano.
O QUE NÃO É COACHING?
Muitas pessoas confundem Coaching com Terapia, Consultoria, Auto Ajuda e outras definições e métodos, por falta de maiores informações sobre o processo, suas características e especificações. São áreas totalmente distintas.
Coaching é fundamentalmente um processo que utiliza técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas para potencializar o desempenho humano aumentando os resultados na vida pessoal e profissional. É a única metodologia que atua "de dentro para fora do indivíduo".
BENEFÍCIOS DE UM PROCESSO DE COACHING
-
Identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
-
Superar o medo, ansiedade e as convicções limitantes;
-
Aumentar o equilíbrio e a harmonia interiores;
-
Melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
-
Melhorar os relacionamentos e a comunicação.

UM POUCO DE HISTÓRIA...
Considerando a lógica e o propósito do processo de Coaching, encontraremos seus primeiros indícios em passagens bíblicas, nas figuras de conselheiros de reis e governantes. Também encontramos na Grécia antiga, a partir de Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) com sua maiêutica - método de fazer perguntas cujo objetivo era extrair das pessoas suas próprias respostas e, depois, com seu discípulo Platão (428 a.C. - 347 a.C.) que afirmava que encontramos a felicidade quando utilizamos nossos talentos na sua potencialidade máxima (Krausz, 2007), e Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) com seu entendimento de que uma coisa é o que somos e outra é o que podemos ser, que hábitos e meios devem ser definidos em direção às transformações desejadas.
Etimologicamente, a palavra coaching deriva do inglês coach, que significa o ato de treinar, ensinar, instruir, preparar alguém. Na literatura especializada e também nas histórias populares, encontramos diferentes abordagens e explicações para a origem do termo, com destaque para sua utilização no século XV como sinônimo de “carruagem de quatro rodas”, que transportava os passageiros em terreno áspero, do seu ponto de partida para o destino final.
Por volta de 1830 o termo coach passa a ser utilizado pelos alunos da Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular” – alguém que conduz, que guia, e por volta de 1831 passa a fazer parte do mundo dos esportes, em que a principal missão do coach, nesse caso o treinador, era de preparar seus atletas rumo a novos padrões de comportamento, de superações e disposição emocional a fim de seguir em direção aos objetivos a serem alcançados.



