top of page

PROFISSIONAL - Carreira e Liderança

No meio corporativo, se fosse possível atender ao desejo de todos os profissionais, 90% ocupariam cargos de gestão. Status, salários, benefícios adicionais e exclusivos, e até mesmo exposição, compõem os principais motivos.

 

Mas a pirâmide é, no mínimo, contraria. E para se atingir ao status de Gestor, além do conhecimento adquirido em vários anos de dedicação em sua carreira, há a necessidade de aprendizado constante e multidisciplinar.

 

No entanto, muitos gestores que ocupam cargos importantes, carreiras sólidas construídas ao longo de vários anos e muito bem remunerados, não são felizes ou satisfeitos com sua vida profissional. E uma resposta muito comum é que muitos destes profissionais tiveram seu inicio de carreira e vida universitária decidida por outras circunstancias tais como desejo da família, facilidade de acesso a cursos de formação, a oportunidade do momento, mesmo o desconhecimento de outras possibilidades à época – bem característico da Geração Baby Boomer ou Geração X.

 

Como informação complementar:

 

Baby Boomers - Profissionais dos 50 aos 69 anos aproximadamente, priorizam o trabalho e são extremamente disciplinados. Dedicam-se à carreira e são leais à empresa. Não é raro encontrar um profissional baby boomer que tenha passado mais de dez anos na mesma organização.

 

Geração X - De 30 aos 49 anos, são profissionais maduros, que buscam equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. O aperfeiçoamento profissional é algo valorizado.

 

Geração Y - A chamada “geração internet”, de 18 aos 29 anos, engloba desde os universitários até os recém-formados. Essa geração está sempre conectada e acostumada a fazer tudo ao mesmo tempo. Buscam o reconhecimento profissional e novas experiências.

 

Geração Z - Os mais novos, de 6 aos 17, ainda em formação, nasceram no mundo digital. São impacientes e imediatistas e não são acostumados a trabalhar em equipe.

FONTE: FGV-EAESP

Se analisarmos bem, esses gestores enfrentaram, além das dificuldades de todas as carreiras profissionais, também uma insatisfação interna, por vezes inconsciente, que com o passar dos anos parece aflorar cada vez mais.

 

Nos tempos atuais as gestões enfrentam estes dilemas de reposicionamento profissional e de gestão de pessoas. As lideranças enfrentam, por vezes, as diferenças de gerações em suas equipes. Além disso, algumas gestões apresentam perfis inadequados para os modelos de gestão modernos e atuais.

 

E para isso, as novas gerações de gestores precisam estar atentas aos estilos de liderança a serem desenvolvidos em sua carreira profissional.

O quanto seria importante para aqueles que iniciam sua carreira profissional agora, seja nos bancos técnicos-universitários ou nas carreiras recém iniciadas, se tivessem a oportunidade de avaliarem e planejarem mais adequadamente e de forma estruturada os passos de curto, médio e longo prazo de sua carreira? 

Assim sendo, quatro processos de coaching específicos para os momentos da carreira profissional:

 

local de trabalho

Indicado aos profissionais em início de carreira, que já atuam e desejam estruturar sua construção profissional de forma sustentável em direção a cargos de gestão, definindo estrategicamente o percurso a ser trilhado com maior assertividade e objetividade.

Auxiliares, assistentes, analistas, supervisores, o início é o melhor momento de pensar a carreira estrategicamente. 

A decisão e a definição do percurso, o alinhamento estratégico para a construção da carreira, as competências e habilidades e a serem desenvolvidas, possibilitando antecipar situações que certamente deverão ser enfrentadas na trajetória profissional, permitindo traçar as estratégias para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias permitindo maior consciência das decisões profissionais.

Planejamento e Gestão de Carreiras para Jovens Profissionais

Alinhamento para Carreiras Iniciantes

Estudantes de faculdade

Destinado a adolescentes e jovens universitários possibilitando a avaliação e analise de carreiras alinhadas ao perfil pessoal e estruturação das fases profissionais a partir da formação escolhida.

Decidir a vida profissional é tão importante quanto difícil para o jovem que está concluindo o ensino médio e/ou iniciando a vida universitária. Além dos gastos com a formação, trata-se de sua carreira, o que vai lhe tomar ao menos um terço do tempo de sua vida ao longo de vários anos e que vai lhe trazer o sustento e permitir realizar seus sonhos.

A pressão é grande para todos, mas principalmente para aqueles jovens ainda sem experiência profissional e de vida, pois envolve tempo dispendido, muito esforço, muitos gastos próprios ou dos pais. Nada fácil.

 

E mesmo após tudo isso pode-se ainda chegar à conclusão que não era isso o que esperava, até porque as mudanças profissionais neste século são muito rápidas. Sobre isso, pesquisas apontam que 60% das profissões hoje existentes possivelmente não mais existirão em 2025, ao menos da forma que conhecemos.

 

Por todos estes motivos torna-se ainda mais crucial o alinhamento de valores pessoais, expectativas, motivadores, na analise pré-profissional.

Desenvolvimento de Novas Carreiras

Artista pintando

Indicado para pessoas que atuam profissionalmente, ou estão em pós-carreira, que desejam desenvolver uma nova carreira profissional de forma estruturada, planejada e alinhada com suas perspectivas e aptidões, atuando de forma paralela ou dedicada exclusivamente.

É verdade que muitos profissionais tem o desejo de um dia exercer a carreira que gostariam de ter exercido mas que não foi possível devido às circunstancias da vida.

Algumas pessoas podem entender que a segunda carreira é um hobby não remunerado ou que seria uma ocupação para o período de aposentadoria. 

Mas de fato, uma nova carreira tem a ver com satisfação de vida, proposito, percepção de valor, talentos e objetivos, satisfação pessoal e profissional, e até mesmo uma válvula de segurança financeira. Diferentemente de um hobby ocasional, um hobby profissional, uma nova carreira profissional, efetivamente.

Desenvolvimento de Lideranças

Este processo é indicado aos profissionais que exercem a gestão e também aos que mesmo ainda não a exercendo, desejam já preparar-se para a oportunidade antecipadamente, gerando um ganho de desempenho.

O perfil de liderança independe de seu cargo. Por isso a atitude antecipada é muito importante para o desenvolvimento das habilidades comportamentais, as soft skills de liderança.

Apresentação de negócios

Aos profissionais que já exercem uma posição de gestão, o objetivo deste processo é proporcionar a avaliação de habilidades e competências próprias de liderança atual, os pontos destacados do perfil, estilo de liderança e alinhamento pessoal. Nesta posição estão os profissionais de supervisão, coordenação, gerência, que exercem posições de responsabilidade destacadas na hierarquia. 

A quem ainda não exerce a posição de gestão e deseja preparar-se, pode e deve ser feito através de avaliação e alinhamento pessoal e de estilos, elaboração de estratégia de preparação estruturada de desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao perfil desejado.

“O estilo de liderança dos gestores é responsável por 30% do lucro de uma empresa.”

 

Essa foi a conclusão da equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, após pesquisar mais de 3 mil gerentes durante três anos. O objetivo do estudo foi revelar como o comportamento dos chefes pode afetar o clima e o lucro das empresas. E de acordo com essa pesquisa existem 6 tipos de lideres: Coercitivos, Dirigentes, Democráticos, Afetivos, Modeladores, Treinadores.

Há outros modelos divulgados por outras instituições, periódicos e afins. Mas independente das divulgações e metodologias, é fato que os modelos de liderança passaram por mudanças. Modelos ditatoriais mudaram para modelos democráticos e participativos, mas não em todos os lugares. O principal é que cada vez mais as relações interpessoais no ambiente organizacional tem a necessidade do autoconhecimento e empatia, gerar a segurança e confiabilidade, transparência e respeito aos liderados, que alias, já deveria ser uma característica natural do ser humano.

 

O objetivo deste processo é proporcionar a avaliação das habilidades e competências próprias de liderança, se já atuante como líder, como também preparar o perfil de liderança para profissionais que já desejam desenvolver estas habilidades e competências de um líder de alta performance.

bottom of page