top of page

Coaching: potencialização de competências para a vida

  • alexbaumgartnercoa
  • 7 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Esta definição faz muito sentido nos dias atuais.

Coaching é um processo que visa ampliar o desempenho e competências de pessoas, grupos, empresas, em busca da realização de metas ou objetivos, utilizando-se de metodologias de desenvolvimento humano e ferramentas conduzidas por profissional capacitado, o Coach, em parceria sinérgica e comprometida com o cliente, gerando um contexto de determinação e transformação para o alcance do estado almejado.

A busca por melhores resultados e performances profissionais e pessoais, em negócios, em relacionamentos em geral, as conquistas, satisfação e realização pessoal, a cada dia se torna mais visível nos ambientes que frequentamos.

Esta constatação demonstra que cada vez mais buscamos progredir como ser humano nos diversos âmbitos de nossa vida.

E o processo de Coaching nos permite atingir tais progressos de forma sistêmica e determinada.

Mas qual é a competência que buscamos ou desejamos?

Literalmente, competência é, principalmente, a aptidão ou conjunto de aptidões para cumprir determinada tarefa, função ou atividade.

Normalmente as competências são associadas a habilidades, aprendizados e desenvolvimento profissional mediante a realização de cursos, treinamentos, formações, workshops, networking, etc.

Então, competência é o saber fazer e realizar com base nos conhecimentos e desenvolvimentos específicos que, portanto, pode ser adquirida, desenvolvida e aprimorada.

É fato que as pessoas são exigidas cada vez mais no âmbito pessoal e profissional e essas competências são colocadas à prova em todo momento.

Os dias são tomados pelo grande volume de informações e situações, negativas e positivas, nos impedindo de processar tudo de forma a assimilar com clareza e distinção. Acabamos entrando no “piloto automático”.

Este “filtro do discernimento” do que é útil ou inútil, do que é importante e relevante ou nem tanto assim, do que queremos ou não obter, do que realmente é agregador e engrandecedor à nossa vida pessoal ou profissional, parece em subutilização e assim interferindo e distorcendo até mesmo o futuro que desejamos.

Assim sendo, as competências podem ser modeladas conforme as experiências e informações obtidas ao longo de nossa vida, impulsionadas pelas necessidades, ambições e visão de futuro.

Se as competências podem ser moldadas mediante intenções, ações e desenvolvimento, por que não desenvolver nossas competências pessoais, as melhores competências do ser humano, o caráter, a visão positiva, a pro-atividade em fazer o bem, em fazer o melhor de nós em tudo o que nos propusermos a fazer, a visão positiva na contramão de tudo o que temos visto nos noticiários ao nosso redor?

O processo de Coaching possibilita, além de potencializar as competências já existentes para alcançar um objetivo pré-definido técnico-profissional ou pessoal-comportamental, também redefinir novas metas, novas historias, novos futuros.

Através de seus métodos, técnicas e ferramentas pode reativar o nosso “filtro do discernimento” frente às interferências externas, permitindo avaliar com mais clareza e canalizar nossas melhores atitudes ao nosso real objetivo, ou um novo e ainda melhor resultado almejado.

O autoconhecimento proporcionado ao longo do processo pode identificar que o estado futuro inicialmente desejado se tornou outro ainda mais pulsante e realizador, portanto novas competências serão necessárias para a nova rota. Agora, potencialização do resultado.

Então, as melhores competências são aquelas de lhe proporcionem alcançar como objetivo um maior sentido da vida, plena e realizada, não importando a atividade, mas que lhe traga satisfação e bem estar, e com um grande diferencial: que possa refletir seu sucesso de forma positiva às pessoas.

Muitos buscam competências para que, no futuro, possam deixar uma herança aos seus descendentes, o que não está errado.

Mas e se nossas competências também nos permitissem deixar um legado?

Herança é o que deixamos PARA as pessoas. Mas Legado é o que deixamos NAS pessoas, familiares, amigos, comunidade.

Então, atrevo-me a dizer que Coaching é um processo de potencialização além de competências, mas também de nossas vidas! A busca pela plenitude do ser humano!

Que valores estamos agregando à nossa historia?

Isso faz sentido pra você?

 
 
 

Comments


RECENT POST
bottom of page